Mãe e trabalhadora: Saiba quem era a mulher que foi assassinada a tiros por ex em Jacareí, SP
09/09/2025
(Foto: Reprodução) VÍDEO mostra ação de suspeito de matar mulher e incendiar trailer em Jacareí
Uma mulher trabalhadora, mãe de dois filhos e que tinha como marca registrada um sorriso estampado no rosto. É assim que amigos e clientes definem Fabiane do Vale Faria, de 35 anos, que foi assassinada a tiros em Jacareí pelo ex-namorado.
O crime aconteceu nesta segunda-feira (8), em um trecho da rodovia Nilo Máximo. Antes de fugir, o criminoso ainda colocou fogo no trailer onde a vítima trabalhava. Gilberto Aparecido dos Santos, ex-namorado da vítima, foi preso suspeito de cometer o crime. O g1 tenta contato com a defesa dele - leia mais sobre o caso abaixo.
O g1 apurou que Fabiane trabalhava em um trailer onde vendia água de coco e caldo de cana com a família na rodovia. Nas redes sociais, diversos amigos e clientes lamentaram a morte da mulher.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Nas publicações, Fabiane foi definida como uma mulher trabalhadora, alegre, simpática, inspiradora e que estava sempre com um sorriso no rosto. Além de tristeza, o assassinato gerou revolta, com cobranças por justiça diante do caso de feminicídio.
Amigos e familiares se reuniram para se despedir de Fabiane nesta terça-feira (9). A mulher foi velada ao longo do dia e enterrada no período da tarde no Cemitério Jardim da Paz, em Jacareí.
Abalados com a morte precoce e violenta, a família de Fabiane não quis dar entrevista. De luto, os parentes informaram que vivem um momento de muita tristeza, mas que em breve devem ter forças para falar sobre a perda.
Fabiane deixa dois filhos: uma criança de 7 anos e um adolescente de 19 anos.
Em audiência de custódia nesta terça-feira, a Justiça decidiu manter a prisão de Gilberto Aparecido dos Santos. Com isso, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva.
O caso foi registrado como feminicídio, incêndio, posse ilegal de arma de fogo, embriaguez ao volante e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, e segue sendo investigado pela polícia.
Fabiane do Vale Faria, de 35 anos, morreu após ser baleada nesta segunda-feira (8).
Arquivo pessoal
O caso
Imagens viralizadas mostram a ação de um homem de 61 anos que foi preso suspeito de matar uma mulher e incendiar trailer dela em Jacareí (SP). O crime aconteceu nesta segunda-feira (8) e o vídeo é usado nas investigações da Polícia Civil.
O vídeo mostra o momento em que o trailer já pegava fogo e Gilberto Aparecido dos Santos saiu do carro com uma arma em punho. Na sequência, o homem caminhou até o carro da frente, abaixou na altura do vidro e é possível ouvir um estampido.
Segundo a investigação da Polícia Civil, Fabiane manteve por seis anos um relacionamento com Gilberto. Ainda segundo o boletim de ocorrência, o suspeito disse que o relacionamento foi encerrado por ela recentemente, mas ele não aceitava este fim.
O BO também aponta que Gilberto "admitiu ter feito a ingestão prévia de bebida alcoólica e foi até o município de Jacareí já decidido a matar a vítima, afirmando, inclusive, que 'se esta sobrevivesse e se ele fosse solto, atiraria nela de novo'".
Ainda de acordo o relato dos Policiais Militares, Gilberto "chegou, inclusive, a recarregar o revólver, para desferir mais tiros contra a vítima".
Fabiane foi socorrida por um parente no próprio carro, mas segundo a polícia militar, o veículo teve uma falha mecânica a 400 metros do local. O helicóptero da PM foi acionado, mas Fabiane morreu no local.
Mulher é morta a tiros por ex-namorado em Jacareí
Prisão
Após o crime, o suspeito fugiu para Guararema. Com base na denúncia, uma equipe da Polícia Militar iniciou as buscas e encontrou o homem na rua João Barbosa Oliveira, no bairro Itaoca.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, Gilberto confessou o crime ao ser preso. Ele contou ainda que ingeriu bebida alcoólica antes de matar Fabiane e incendiar o trailer dela.
Os policiais apreenderam um revólver, uma espingarda, um facão, uma faca e o celular do suspeito, que foi encaminhado à cadeia pública de Mogi das Cruzes.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina